Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Eleitores do DF aderem ao sistema biométrico

    há 11 anos

    Desde esta segunda-feira (25), quando foi anunciado o início do recadastramento biométrico dos eleitores do Distrito Federal, o Tribunal Regional Eleitoral do DF já computou 10.885 agendamentos, sendo 9.535 para março e 1.350 para o mês de abril.

    Ainda segundo dados estatísticos do TRE-DF, o primeiro dia de recadastramento pelo novo sistema registrou 1,2 mil atendimentos nos cartórios e postos eleitorais. Desses atendimentos, 508 foram alistamentos (solicitação do primeiro título de eleitor), 96 transferências e 596 revisões de dados cadastrais.

    Biometria

    O objetivo do tribunal é concluir o recadastramento biométrico dos atuais 1.861.622 eleitores do DF até o dia 31 de março de 2014 O novo sistema reduz a possibilidade de fraude, amplia a segurança e confere celeridade à votação.

    O recadastramento é obrigatório a todos os eleitores, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, sob pena de terem o título cancelado. Os analfabetos, maiores de 70 anos e os menores de 16 e 17 anos, caso possuam o título eleitoral, mesmo que não sejam obrigados a comparecer às urnas, devem se recadastrar, pois, se não o fizerem, ficarão impedidos de votar.

    Além do cancelamento do título de eleitor e de não poderem exercer o direito de voto, aqueles que não se recadastrarem até 31 de março de 2014 terão de pagar multa e, dentre outras medidas restritivas, não poderão tirar passaporte nem assumir cargo público enquanto estiverem em dívida com a Justiça Eleitoral.

    A partir de agora, os cidadãos que forem tirar o título pela primeira vez no Distrito Federal já serão identificados pelo sistema biométrico.

    Agendamento

    A partir de agora, o eleitor que for se recadastrar deverá realizar o agendamento pelo endereço eletrônico http://www.tre-df.jus.br/ ou pelo telefone (61) 3048-4000, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. O eleitor pode escolher o dia e horário que deseja ser atendido e também indicar em qual dos cartórios eleitorais ou postos de atendimento quer se apresentar. Para facilitar o atendimento, o eleitor deverá ter em mãos o número do título.

    O recadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar os seguintes documentos: título de eleitor, documento de identificação oficial e comprovante de domicílio. Não serão aceitos como documento de identificação crachás, Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteiras funcionais e de estudante. Já o comprovante de domicílio deverá ter sido emitido entre os 12 e três meses anteriores ao comparecimento do eleitor para a revisão.

    Os homens maiores de 18 anos, que forem tirar o título pela primeira vez, devem apresentar, também, o certificado de quitação do serviço militar.

    • Publicações14554
    • Seguidores286476
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleitores-do-df-aderem-ao-sistema-biometrico/100365569

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)