Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Central de Atendimento Biométrico em Vinhedo-SP será inaugurada nesta quarta-feira (13)

    há 11 anos

    Com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Alceu Penteado Navarro, será inaugurada nesta quarta-feira (13), às 14h, a Central de Atendimento Biométrico no município de Vinhedo-SP. Também estarão presentes a juíza Camila Rodrigues Borges de Azevedo, da 345ª Zona Eleitoral de Vinhedo, responsável pelos trabalhos revisionais, o procurador eleitoral substituto, Paulo Thadeu Gomes da Silva, o prefeito de Vinhedo, Milton Álvaro Serafim, e outras autoridades locais. A Central fica no Centro Cultural, rua Monteiro de Barros, esquina com a rua Jundiaí, centro.

    A partir desta quinta-feira (14), os mais de 50 mil eleitores do município deverão comparecer obrigatoriamente à Central de Atendimento para que seus dados sejam revisados e também sejam coletadas as suas digitais. Para evitar transtornos, o eleitor deverá agendar sua revisão. Basta acessar o site do TRE ( www.tre-sp.jus.br ), clicar no banner "Recadastramento Biométrico", e agendar. Quem quiser pode fazer o agendamento na própria central. O horário de atendimento será das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

    Documentos

    Depois de agendado o atendimento, o eleitor de Vinhedo deve levar documento de identificação, título eleitoral e comprovante de residência emitido entre março e dezembro de 2012. Ele será fotografado e terá coletadas as impressões digitais dos dedos das mãos. O prazo para o recadastramento termina dia 30 de agosto. A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam desde já a revisão para evitar as filas que normalmente se formam no final do prazo.

    Quem não comparecer terá o título cancelado. Sem o documento, o cidadão não pode obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso público, participar de concorrência pública, obter empréstimo em bancos oficiais, entre outros impedimentos.

    Para atender a estimativa de revisão de 400 eleitores por dia, a Central conta com 11 kits biométricos (escâner para captura das digitais e câmera acoplada a um miniestúdio fotográfico) e 22 servidores envolvidos diretamente com a tarefa, metade deles cedida pela prefeitura, graças a um convênio firmado entre a União, por intermédio do TRE, e a administração municipal, que também providenciou o espaço da Central.

    Nas eleições gerais de 2014, todos os eleitores da cidade serão identificados por meio das impressões digitais.

    Exposição memória eleitoral

    Quem comparecer ao Centro Cultural Central durante o período da revisão poderá apreciar a exposição "Palácio da Justiça, berço do TRE". Organizada pelo Centro de Memória Eleitoral (Cemel) do TRE-SP, a exposição aborda o nascimento da Justiça Eleitoral que, no Estado de São Paulo, teve a sua primeira sede no Palácio da Justiça. Estarão expostas maquete e imagens de sedes da Justiça Eleitoral, fotos de personagens e momentos da história político-eleitoral paulista e brasileira, além de títulos eleitorais da época do Império e urnas de votação. Os visitantes também poderão assistir ao vídeo, cedido pela TV Bandeirantes, do histórico debate de 1982 entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Mediado pelo jornalista Joelmir Beting, o debate traz Jânio Quadros, Lula, Rogê Ferreira, Reynaldo de Barros e Franco Montoro em acalorados confrontos.

    Revisão do eleitorado e biometria

    Vinhedo foi escolhida para o recadastramento biométrico porque já iria passar por revisão do eleitorado. Os eleitores teriam que, obrigatoriamente, comprovar o domicílio no município. Desde 2007, por iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproveita-se a revisão para captar as digitais dos eleitores.

    Outros dez municípios paulistas deverão passar por revisão do eleitorado neste ano. Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Louveira, São Pedro, Santa Gertrudes e Santa Maria da Serra também terão seus eleitores identificados pelas digitais. Os votantes dos municípios de Nuporanga, Sales Oliveira, Itupeva e Jundiaí já experimentaram a segurança na identificação oferecida pela biometria. Há atualmente no Estado de São Paulo quase 600 mil eleitores recadastrados pela biometria. Isso inclui a capital onde, no entanto, não foi feito o recadastramento obrigatório.

    No Brasil, segundo dados do TSE, já foram recadastrados, com captação de dados biométricos, 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios. Para as eleições de 2014, a expectativa do TSE é de que 22,2 milhões de eleitores utilizem a urna com identificação biométrica.

    • Publicações14554
    • Seguidores286475
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/central-de-atendimento-biometrico-em-vinhedo-sp-sera-inaugurada-nesta-quarta-feira-13/100387831

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)