Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Eleitoral presta serviço a milhares de pessoas durante a Ação Global

    há 11 anos

    A Justiça Eleitoral realizou 4.050 atendimentos durante o projeto Ação Global, promovido pela Globo e o Serviço Social da Indústria (Sesi) neste sábado (18) em 28 cidades. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 17 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) participaram da iniciativa.

    Entre os serviços oferecidos nos estandes da Justiça Eleitoral estavam alistamento eleitoral, emissão de segunda via e regularização do título, transferência de domicílio eleitoral, recadastramento biométrico, emissão de certidões e esclarecimentos ao eleitor.

    Em algumas localidades, os eleitores também puderam simular o voto na urna eletrônica e se divertir com o Jogo do Eleitor.

    Alagoas

    No ginásio do Sesi, localizado no bairro do Trapiche, em Maceió, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-AL) realizou 196 atendimentos. Foram feitos 187 alistamentos, uma transferência de domicílio eleitoral, sete revisões eleitorais e um pedido de retirada da segunda via do título de eleitor.

    Amapá

    No Amapá, o projeto foi levado à Escola Estadual Profº Nilton Balieiro Machado, em Macapá. Ao todo, 124 eleitores foram atendidos: 21 retiraram o título de eleitor, 10 fizeram transferência de domicílio eleitoral e 93 obtiveram a revisão eleitoral. A queda de energia de quase quatro horas durante o evento impossibilitou que mais atendimentos fossem realizados.

    Ceará

    No Ceará, serviços da unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE) foram levados ao Centro de Referência da Assistência Social, no município de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza. Aproximadamente 130 eleitores puderam fazer o título pela primeira vez, transferir o domicílio ou tirar a segunda via do documento. Quem procurou a unidade móvel também pôde esclarecer dúvidas e solicitar a emissão de certidões eleitorais.

    Distrito Federal

    O TSE realizou 984 atendimentos durante a Ação Global, realizada no Centro de Ensino 510, no Recanto das Emas, região administrativa que fica a cerca de 26 quilômetros Brasília. Desse total, 416 atendimentos foram simulações de votação na urna eletrônica, a maioria com crianças. As crianças, 82 ao todo, também se divertiram com o Jogo do Eleitor e com o Cora Corujita, um programa de incentivo à leitura infantil. Oitenta crianças conheceram o programa neste sábado. Outros 186 atendimentos foram de agendamento do recadastramento biométrico. Além disso, informações gerais foram prestadas a 220 pessoas.

    Goiás

    O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) prestou 162 atendimentos durante a Ação Global 2013, realizada no Colégio Militar Ayrton Senna, em Goiânia. Cidadãos procuraram o estande do TRE no evento para fazer seu alistamento eleitoral, tirar a segunda via do título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral ou fazer o recadastramento biométrico na capital. Algumas pessoas que não se recadastraram até março de 2012 em Goiânia aproveitaram a Ação Global para fazê-lo.

    Maranhão

    No Maranhão, 18 servidores do TRE estiveram envolvidos no projeto, que aconteceu no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. Ao todo, foram prestados 138 atendimentos, entre recadastramento eleitoral biométrico, emissão de título (primeira e segunda via), revisão de informações, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.

    Minas Gerais

    Em Belo Horizonte, a Ação Global aconteceu na Via 240, no bairro Aarão Reis, norte da cidade. Lá o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) realizou 240 atendimentos, entre emissão de títulos de eleitor, transferência e outros serviços.

    Mato Grosso do Sul

    O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TER-MS) atendeu cerca de 200 eleitores durante o projeto, realizado no Sesi Corumbá José Rodrigues San Pedro. O estande da Justiça Eleitoral ofereceu serviços de alistamento eleitoral, emissão de segunda via do título de eleitor, certidão de quitação eleitoral, revisão de dados do título e transferência, além de disponibilizar orientações diversas ao eleitor.

    Pará

    Com oito estandes e mais de 10 profissionais, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) levou serviços à população do município de Parauapebas, sudeste do Estado. O atendimento itinerante ocorreu no Ginásio Poliesportivo da cidade. Ao todo, foram realizados 403 atendimentos: 210 alistamentos, 114 transferências de domicílio eleitoral, 74 revisões eleitorais e cinco emissões da segunda via do título de eleitor.

    Paraíba

    O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) participou da Ação Global com o cartório da 63ª Zona Eleitoral, que instalou um estande na sede do Senai localizada na cidade de Sousa, no Sertão Paraibano. Foram feitos 168 atendimentos: 156 emissões de títulos, entre inscrições e segunda via, e 12 regularizações eleitorais.

    Pernambuco

    Em Pernambuco, a Ação Global foi realizada no município de Igarassu. No evento, 71 crianças e jovens puderam conhecer e brincar com o Jogo do Eleitor. Outras 582 pessoas participaram de simulações de voto nas três urnas eletrônicas disponíveis no local. Além disso, foram realizadas palestras para um público de 273 pessoas sobre voto eletrônico, identificação biométrica, o que é ou não permitido na propaganda eleitoral, o papel da Justiça Eleitoral e a importância do voto e suas consequências.

    O evento contou ainda com o "Mascote Zé Urninha", que brincou com as crianças e animou o estande da Justiça Eleitoral, atraindo o público presente para as questões eleitorais.

    Rio de Janeiro

    Dois ônibus do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) estiveram presentes na Ação Global, realizada no antigo Jardim Zoológico, em Vila Isabel. Dos 85 eleitores atendidos, a maior procura foi para o alistamento. Também foram feitas 32 revisões eleitorais, 15 transferências de domicílio e a emissão da segunda via do título para dois eleitores.

    A edição deste ano da Ação Global foi a primeira dedicada às mulheres, o que repercutiu no atendimento do TRE-RJ. Ao todo, 48 eleitoras receberam os serviços das 19ª, 173ª e 213ª Zonas Eleitorais do Estado, o que representou 58% do total.

    Rondônia

    A Justiça Eleitoral de Rondônia marcou presença na Ação Global com um posto de atendimento no local do evento, realizado no Centro de Eventos Soraia Vilela, em Porto Velho. Oito servidores se revezaram no atendimento ao público. No fim do dia, entre novos títulos e transferências, foram registrados 41 atendimentos, sem contar com as centenas de informações prestadas ao público.

    A Ouvidoria do TRE-RO também esteve presente disponibilizando uma urna para recebimento de sugestões de melhoria e reclamações por parte do eleitorado. O juiz ouvidor do Tribunal Regional, Juacy dos Santos Loura Júnior, compareceu ao evento para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos.

    Rio Grande do Sul

    No Rio Grande do Sul, o evento foi realizado no município de Igrejinha, no Parque da Oktoberfest. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) atendeu 113 eleitores, realizando 18 alistamentos, 42 transferências de domicílio eleitoral e prestando outros serviços a 53 pessoas.

    Santa Catarina

    A Justiça Eleitoral de Santa Catarina realizou 10 atendimentos nesta edição da Ação Global, realizada no município de Dionísio Cerqueira. Na oportunidade, a equipe do cartório eleitoral da 50ª Zona Eleitoral realizou atendimentos ao público e esclarecimentos gerais sobre alistamento, transferência e pendências junto à Justiça Eleitoral.

    Sergipe

    A Justiça Eleitoral de Sergipe atendeu, ao todo, 183 eleitores na Ação Global, realizada na Escola do Sesi 'Roberto Simonsen', em Aracaju. Foram realizados 40 alistamentos eleitorais, 11 transferências de domicílios, 19 revisões eleitorais, 57 emissões de certidão de quitação eleitoral e 56 regularizações de pendências.

    São Paulo

    A tenda da Justiça Eleitoral localizada no Parque da Juventude, Zona Norte da cidade de São Paulo, esclareceu as dúvidas dos eleitores e recebeu 115 cidadãos interessados em fazer inscrição eleitoral, transferir domicílio eleitoral, obter segunda via do título e revisar dados cadastrais. Quem utilizou os serviços também fez o recadastramento biométrico, ou seja, teve o cadastro atualizado com a captação das digitais, fotografia e assinatura.

    A Assessoria de Imprensa do TSE não conseguiu contato com a Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional do Tocantins porque hoje é feriado local no Estado.

    RR/LC, com informações dos TREs

    • Publicações14554
    • Seguidores286477
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações194
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-eleitoral-presta-servico-a-milhares-de-pessoas-durante-a-acao-global/100523363

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)