Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suspenso julgamento de vereador que apresentou certidão criminal inválida

    há 14 anos

    Um pedido de vista do ministro Felix Fischer suspendeu o julgamento de Jaime Debastiani, eleito o vereador com maior número de votos em Passo Fundo (RS) nas eleições 2008.

    O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, conduziu o julgamento no sentido de anular os votos dados ao vereador e, consequentemente, dar posse ao suplente no cargo. Em seu entendimento, Debastiani agiu de má fé ao pedir o registro de candidatura com o intuito de ludibriar a Justiça Eleitoral. Isso porque, condenado criminalmente pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, o então candidato apresentou uma certidão de nada consta criminal da Seção Judiciária de Brasília, que não registrava a sua condenação. O fato ocorreu em julho de 2008, um mês depois de Debastiani começar a cumprir a pena imposta pelo TRF-4.

    O MPE pediu a anulação do registro sob o argumento de que ele apresentou certidão negativa de uma região onde nunca atuou e pretende ser diplomado em cargo para o qual não podia sequer votar, quanto mais ser votado, uma vez que condenação criminal suspende os direitos políticos.

    Ocorre que o registro do vereador já transitou em julgado (sentença da qual não cabe recurso) e o plenário deverá discutir a possibilidade de anular tal decisão, considerando que foi proferida com erro da Justiça Eleitoral que aceitou a certidão inválida.

    O julgamento será retomado com o voto do ministro Felix Fischer.

    Processos relacionados:

    Respe 35707

    Respe 35716

    CM/BA

    • Publicações14554
    • Seguidores286475
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspenso-julgamento-de-vereador-que-apresentou-certidao-criminal-invalida/1991421

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)