Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TSE participa do lançamento da revisão eleitoral para biometria em Curitiba-PR

    há 13 anos

    Na manhã desta segunda-feira (28), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, estará em Curitiba-PR para participar do lançamento das atividades de recadastramento eleitoral para identificação biométrica na capital paranaense. A revisão do eleitorado de Curitiba está programada para começar na terça-feira (29), mesmo dia em que serão iniciados os trabalhos de recadastramento para biometria dos eleitores de Caruaru-PE.

    O evento na capital paranaense está marcado para as 10h30, na Central de Atendimento ao Eleitor do Fórum Eleitoral da cidade. Após a solenidade de lançamento da revisão eleitoral, o presidente do TSE dará esclarecimentos sobre as vantagens do sistema de identificação biométrica, já utilizado nas eleições de 2010 com eleitores de 60 municípios de 23 estados brasileiros, que puderam votar depois que o leitor acoplado à urna eletrônica reconheceu suas impressões digitais.

    As atividades de revisão eleitoral nas cidades paranaense e pernambucana integram a segunda etapa do recadastramento biométrico promovido pela Justiça Eleitoral - previsto na Resolução 23.335/2011 do TSE -, que busca habilitar para as eleições municipais de 2012 ainda mais eleitores para a votação com esta nova tecnologia.

    Além dos

    eleitores de Curitiba e das seis cidades pernambucanas, a medida alcançará todo o eleitorado de Goiânia-GO (908.050 eleitores), dos estados de Alagoas (1.919.122 eleitores) e Sergipe (1.412.179 eleitores) e das cidades paulistas de Jundiaí (270.861 eleitores) e Itupeva (27.364 eleitores). As localidades cujos eleitores serão submetidos à revisão eleitoral estão previstas no Provimento nº 3/2011 da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral.

    A intenção da Justiça Eleitoral é recadastrar, em uma primeira fase desta segunda etapa,eleitores dessas localidades. Mas a expectativa é que até o final de 2011 cerca de 10 milhões de brasileiros estejam com o cadastro eleitoral em dia e, em 2018, todo o eleitorado do país esteja apto a participar de eleições com identificação biométrica.

    Pernambuco

    Nesta terça-feira (29), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Ricardo Paes Barreto, comandará audiência pública na Câmara de Vereadores de Caruaru, às 15h, para falar acerca do sistema de identificação biométrica e do processo de recadastramento dos eleitores. Em seguida, o presidente do TRE mostrará, no cartório eleitoral da cidade, como funciona o novo sistema e de que forma será feita a revisão do eleitorado.

    No estado de Pernambuco, não apenas os 196.485 eleitores de Caruaru serão submetidos ao recadastramento eleitoral com foco nas eleições de 2012, quando mais 306 mil cidadãos pernambucanos votarão utilizando o sistema de identificação biométrica. A revisão eleitoral também será realizada nos municípios de Vicência (22.865 eleitores), Macaparana (18.217 eleitores), Sanharó (14.020 eleitores), Aliança (28.578 eleitores) e Catende (25.894 eleitores).

    Mais informações sobre a identificação biométrica do eleitor e o recadastramento eleitoral podem ser obtidas no site www.tse.jus/urnaeletronica .

    LC/LF

    • Publicações14554
    • Seguidores286478
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tse-participa-do-lancamento-da-revisao-eleitoral-para-biometria-em-curitiba-pr/2622416

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)