Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alunos de Ciências Políticas de países do Oriente Médio visitam TSE

    há 12 anos

    Estudantes de pós-graduação em Ciências Políticas do Irã, Iraque e Líbano, estiveram na tarde desta quinta-feira (11) no Tribunal Superior Eleitoral para conhecer as instalações da Corte e conhecerem um pouco mais sobre o sistema eleitoral brasileiro. O grupo visitou o Espaço da Corte, o Museu do TSE e o Plenário.

    A comitiva, que esteve no último domingo (7) acompanhando as eleições municipais em Recife (PE), foi recebida pelo juiz auxiliar da Presidência, Paulo Tamburini. Na ocasião, o magistrado apresentou ao grupo as peculiaridades do sistema eleitoral brasileiro e seu funcionamento. Respondeu ainda curiosidades dos estudantes sobre reforma política, a confiabilidade da urna eletrônica e a obrigatoriedade do voto no Brasil.

    Os estudantes ficaram impressionados com os números das Eleições no país: 138,5 milhões de eleitores, 481.724 candidatos a prefeito e vereador em 5.568 municípios no último pleito. Tamburini também falou sobre a Lei da Ficha Limpa, de iniciativa popular. "Com a campanha Voto Limpo, estamos, no momento, trabalhando no sentido de esclarecer ao povo a importância que tem o voto", disse.

    Foi apresentado ao grupo um vídeo elaborado pelo TSE que mostra desde a confecção da urna eletrônica até a chegada dela, por exemplo, nas aldeias indígenas mais remotas do país. Após, os estudantes conheceram o gabinete da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

    "É extremamente importante a divulgação do nosso sistema eleitoral e do nosso sistema político aos outros países", disse o juiz Paulo Tamburini, após o intercâmbio com os estrangeiros. "Tem aumentado o interesse em saber como funciona o nosso sistema. Recebemos estudantes, magistrados e professores dos mais diversos países", afirmou.

    O programa de visitação é desenvolvido pela American University.

    SP/LF

    • Publicações14554
    • Seguidores286474
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alunos-de-ciencias-politicas-de-paises-do-oriente-medio-visitam-tse/100123196

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)