Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Admar Gonzaga toma posse como ministro substituto do TSE

    há 11 anos

    A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, empossa nesta terça-feira (25) o advogado Admar Gonzaga Neto como ministro substituto no Tribunal na classe dos advogados. A solenidade ocorrerá às 18h30 no gabinete da Presidência do TSE, no edifício-sede em Brasília-DF. A nomeação foi assinada pela presidente da República, Dilma Rousseff, no dia 11 de junho.

    Admar Gonzaga assumirá a vaga deixada pelo ministro Henrique Neves, que passou ao cargo de ministro efetivo após o término do mandato do jurista Marcelo Ribeiro.

    O nome do advogado foi aprovado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e incluído em uma lista tríplice no último dia 9 de maio, que foi encaminhada para a presidente da República.

    Natural do Rio de Janeiro-RJ, Admar Gonzaga atua na especialidade eleitoral desde 1993. Integra a Comissão Especial de Juristas criada para propor mudanças no texto do Código Eleitoral. É ainda membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral, autor de livros e manuais de Direito Eleitoral, professor de cursos e palestrante de eventos de estudos sobre a matéria.

    Composição

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é composto por sete ministros titulares. Três ministros efetivos são oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF) - sendo que os mais antigos no TSE devem exercer a Presidência e a Vice-Presidência da Corte Eleitoral -, dois são ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) - sendo que o mais antigo no TSE exerce a função de corregedor-geral eleitoral - e os outros dois são representantes da advocacia, estes últimos nomeados pelo presidente da República a partir da lista tríplice encaminhada pelo STF.

    EM/LC

    • Publicações14554
    • Seguidores286477
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações293
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/admar-gonzaga-toma-posse-como-ministro-substituto-do-tse/100578759

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)