Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Memórias da Democracia: Ministro Nelson Jobim fala sobre os desafios enfrentados pela urna eletrônica

    há 11 anos

    Veja a chamada do programa.

    Neste sábado (24), às 19h, pela TV Justiça, vai ao ar o quinto episódio da série de documentários "Novos olhares sobre o tempo - Memórias da Democracia". O programa traz o depoimento do ministro Nelson Jobim, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2001 a 2003. Ele fala sobre os desafios enfrentados pela urna eletrônica, em uma época em que a grande discussão era a segurança do novo equipamento.

    "Esse problema de se atribuir erros à urna eletrônica não vai desaparecer nunca. Não vai desaparecer por uma razão muito simples: o derrotado nunca atribui a derrota à sua performance em relação ao vitorioso. Sempre procura, em um primeiro momento, atribuir a sua derrota à fraude. Antigamente se desviava para a apuração manual, hoje ataca a urna eletrônica. Quer dizer, o derrotado ataca a urna eletrônica e o vitorioso a apoia", avalia o ex-presidente.

    Na segunda parte do programa, o ministro Nelson Jobim conversa com o advogado Fernando Neves, que foi ministro efetivo do TSE de 2000 a 2004. Juntos, relembram momentos dos bastidores para a realização das eleições no Brasil e falam sobre a importância do trabalho em conjunto de todos da Justiça Eleitoral para a concretização desse grandioso evento.

    Para o ex-presidente do TSE, a função mais importante do Tribunal é a capacidade de gestão da eleição: "Este é o grande desafio: gerir eleição. E quem efetivamente gere a eleição acaba sendo o juiz eleitoral da ponta, esse é o personagem mais importante", diz o ministro Nelson Jobim.

    A Série

    A série de documentários "Novos olhares sobre o tempo - Memórias da Democracia" é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do TSE, que participaram ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, narram fatos que marcaram o país e curiosidades de bastidores. A série reúne depoimentos daqueles que vivenciaram importantes períodos da construção do país e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.

    Os programas ficam disponíveis na página oficial do TSE no Youtube após serem exibidos na TV Justiça.

    Serviço: O episódio da série "Novos olhares sobre o tempo - Memórias da Democracia" com o ministro Nelson Jobim estreia na TV Justiça no sábado (24), às 19h, com reprises no domingo, às 18h, terça, às 11h, e quinta, às 21h.

    EM/LF

    • Publicações14554
    • Seguidores286478
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/memorias-da-democracia-ministro-nelson-jobim-fala-sobre-os-desafios-enfrentados-pela-urna-eletronica/100659839

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)