Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Testes nas urnas seguirão metodologia científica

    há 14 anos

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou o critério da metodologia científica como ferramenta para os testes de segurança que vão verificar a segurança das urnas eletrônicas de 2010 e dos demais componentes do sistema de votação. A finalidade é obter, dos testes que serão realizados de 10 a 13 de novembro, o máximo possível de contribuições ao aperfeiçoamento do sistema.

    Os testes vão ocorrer das 9h às 18h, no auditório do edifício-sede do Tribunal. Eles serão desenvolvidos por 38 pessoas, entre especialistas em informática e em eletrônica.

    Como o principal objetivo do TSE é receber contribuições para o aperfeiçoamento, o Tribunal propôs aos interessados a apresentação de planos de testes, com descrição de todos os procedimentos com base em métodos científicos. Com isso, buscou-se reduzir o caráter subjetivo dos testes.

    O edital estabeleceu algumas regras básicas. Por exemplo, os testes devem ser repetíveis diante da Comissão Avaliadora, não podem destruir o hardware da urna eletrônica, que é um patrimônio público, e devem visar ao aprimoramento do sistema eletrônico de votação.

    O conjunto de normas estabelecidas não inviabilizou a participação de nenhum inscrito. Todos os planos de testes foram aprovados.

    Equipamentos

    O TSE informou no edital que fornecerá softwares oficiais e os equipamentos necessários para facilitar a realização dos testes. Porém, os investigadores são livres para trazer no dia programado seus próprios recursos (ferramentas e softwares). Não pode haver dano ao hardware da urna.

    Rede de dados

    A rede de comunicação de dados do TSE não será testada. Isso porque, atualmente, o resultado dos votos de cada urna eletrônica já pode ser facilmente checado ao se comparar o boletim de urna impresso na seção eleitoral com os dados divulgados na página do TSE na internet.

    O boletim de urna é impresso na seção eleitoral no final da votação e distribuído aos representantes dos partidos políticos, ou seja, o seu conteúdo já é de conhecimento público antes da transmissão por meio da rede de comunicação. Posteriormente ele é divulgado na internet.

    Além disso, a rede utilizada pela Justiça Eleitoral em eleições é privativa, não tem conexão com a internet e dispõe de segurança criptográfica.

    • Publicações14554
    • Seguidores286475
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/testes-nas-urnas-seguirao-metodologia-cientifica/1998404

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)