Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ricardo Coutinho e Zé Maranhão disputam 2º turno para o governo da Paraíba

    há 14 anos

    Ricardo Coutinho e Z (PSB) é Maranhão vão (PMDB) concorrer ao segundo turno para governador da Paraíba no dia 31 de outubro. Com 99,99% das urnas apuradas até as 22 horas e 34 minutos, Ricardo Coutinho havia obtido 49,75% dos votos válidos e Zé Maranhão, 49,30%.

    Zé Maranhão, 77 anos, foi eleito deputado federal em 1982 e, quatro anos depois, em 1986, elegeu-se deputado constituinte.Em 1990, ele volta à Câmara Federal para cumprir o seu terceiro mandato, estando entre os parlamentares que votaram a favor do impeachment do então presidente Fernando Collor, em 1989. Em 1994, ele é eleito vice-governador na chapa de Antônio Mariz, que faleceu nove meses depois. Por isso, é empossado governador. Em 1998, se reelege, sendo o governador mais bem votado da história do Brasil. Em 2002, foi eleito senador. Já em 2006, disputa novamente o governo da Paraíba, desta vez contra o então governador Cássio Cunha Lima, que foi cassado em 2009 por abuso de poder econômico e político. Com isso, Zé Maranhão, segundo mais votado no pleito, assumiu o governo do estado. Concorre pela coligação "Paraíba unida" (PRB/PP/PT/PTB/PMDB/PSL/PSC/PR/PHS/PMN/PCdoB/PTdoB).

    Ricardo Coutinho , 49 anos (PSB), é farmacêutico, com especialização em Farmácia Hospitalar. Assim que terminou os estudos, passou em concurso público para uma vaga de farmacêutico no Hospital Universitário de João Pessoa. Na carreira política, foi eleito vereador de João Pessoa pelo PT duas vezes, em 1992 e em 1996. E m 1998, elegeu-se deputado estadual, sendo o mais votado em João Pessoa. Em 2002, ainda pelo PT, foi reeleito. No início do ano de 2003, deixou o PT para se candidatar a prefeito da capital pelo PSB. Em 2007, foi reeleito. Em 2010, Ricardo, que também é presidente do PSB paraibano, renuncia ao mandato de prefeito de João Pessoa para ser o pré-candidato do partido ao governo do Estado. Concorre pela coligação “Uma nova Paraíba” (PDT/PTN/PPS/DEM/PTC/PSB/PV/PRP/PSDB).

    EM/RR

    E-mail destinatário:

    • Publicações14554
    • Seguidores286475
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações419
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ricardo-coutinho-e-ze-maranhao-disputam-2-turno-para-o-governo-da-paraiba/2402902

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)