Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

História dos partidos políticos no Brasil é contada pelo Brasil Eleitor

há 9 anos

Atualmente, existem 35 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para contar a história da formação das primeiras agremiações partidárias no Brasil desde o fim do Império, em 1831, o programa Brasil Eleitor faz uma série especial sobre o tema. Nesta semana, vai ao ar a segunda reportagem, que vai falar sobre a criação do Partido Republicano, que tinha o objetivo de mudar a forma de governo de monarquia para República. A matéria falará ainda sobre a política do café com leite, quando partidos de São Paulo e de Minas Gerais se alternavam na Presidência do país, entre 1898 e 1930, por uma espécie de acordo de cavalheiros.

Reforma Eleitoral 2015

O programa também vai falar sobre as novas regras que os partidos e candidatos terão de observar para as eleições municipais de 2016. Com a Reforma Eleitoral de 2015, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, diversas alterações legislativas já passaram a valer para o próximo pleito. Entre elas, o prazo de filiação, que passou de um ano para seis meses antes do pleito e o prazo para registro de candidaturas, que passou do dia 5 de julho para o dia 15 de agosto do ano da eleição.

TREs

As ações dos Tribunais Regionais Eleitorais também são tema do Brasil Eleitor. No Rio de Janeiro, o TRE adota um programa desde 2011 em que magistrados e servidores viram multiplicadores do conhecimento eleitoral. O projeto “TRE vai à escola” tira dúvidas dos estudantes e trata de assuntos que estão na mídia, além de despertar nos jovens a consciência sobre a importância do voto e da participação na vida política do país. Mais de sete mil alunos já participaram desde o início das visitas. Além dos debates, os alunos recebem uma cartilha com explicações sobre o voto, a Constituição e a Justiça Eleitoral.

Na Paraíba, o destaque é a biblioteca digital criada pelo TRE. A partir de computadores instalados dentro da biblioteca, todos poderão ter acesso a mais de 200 livros de autores renomados, 20 periódicos, além de todos os códigos brasileiros atualizados diariamente.

Todo o acervo da biblioteca foi digitalizado e abrange também outros temas como tecnologia e administração. A vantagem é que as publicações agora poderão ser compartilhadas também com as 77 zonas eleitorais do estado da Paraíba, gerando comodidade aos servidores para fazerem consultas no seu próprio ambiente de trabalho.

Alcance

Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar todos os domingos, às 20h30, pelo horário de Brasília. Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h (horário de Brasília).

CM/GA

  • Publicações14554
  • Seguidores286478
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações111
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/historia-dos-partidos-politicos-no-brasil-e-contada-pelo-brasil-eleitor/243509234

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dos notáveis até os dias de hoje tivemos grandes mudanças, inclusive eu sou filiado ao PSC- Redenção- Pará! continuar lendo