Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Presidente do TSE fala sobre Registro Civil Nacional em entrevista para o Fantástico

há 8 anos

Neste domingo (1º), o programa Fantástico, da rede Globo, exibirá entrevista realizada com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, sobre o Registro Civil Nacional (RCN).

O repórter Marcos Losekann vai mostrar como irá funcionar o RCN e o sistema de verificação das digitais (Afis), instalado no TSE, além das vantagens de uma identificação única e segura do cidadão brasileiro.

O RCN

O Registro Civil Nacional (RCN) estabelece uma identificação centralizada do cidadão brasileiro pelo Poder Judiciário (Justiça Eleitoral), desde o seu nascimento até o seu óbito (incluindo eventuais mudanças de estado e capacidade civil).

O RCN identifica o cidadão, nato ou naturalizado, pelo batimento de suas impressões digitais e faciais com a de todos os demais cidadãos brasileiros constantes em uma base de dados.

A implantação do RCN contempla diversos benefícios para o cidadão por assegurar sua identificação unívoca em todo o país, concentrar informações de vários cadastros em um documento único, o que significa desburocratização, e facilitar sua recuperação em pontos de atendimento localizados em todo o território nacional.

Competência

Devido à experiência obtida no Programa de Recadastramento Biométrico do Eleitor, a Justiça Eleitoral detém as condições para implantar o RCN, de forma a prover o cidadão brasileiro de documento que o identifique em suas relações tanto com a sociedade quanto com os organismos governamentais e privados.

A Justiça Eleitoral administra o maior cadastro de cidadãos de toda América Latina, que hoje conta com mais de 142 milhões de eleitores, sendo 24,5 milhões já registrados biometricamente. Dispõe de estrutura operacional que envolve parques computacionais modernos, disponíveis no TSE e em 27 TREs, sediados nas capitais dos estados e do Distrito Federal.

A capilaridade da Justiça Eleitoral abrange 3.033 cartórios eleitorais em todo o país. Possui ainda rede de tráfego de dados adequada, envolvendo todos os cartórios, os TREs e o TSE. Sua estrutura de recursos humanos está presente em 3.925 pontos de atendimento. Assim, a partir das devidas adequações e treinamento específico, seus servidores podem assumir as atividades relativas ao projeto do RCN.

Tramitação

O projeto de Lei do RCN foi encaminhado para o Congresso Nacional pelo Poder Executivo, após cerimônia realizada no Palácio do Planalto no dia 28 de maio deste ano. A Comissão Especial destinada para tratar do tema na Câmara dos Deputados analisará a proposta.

FP/JP

  • Publicações14554
  • Seguidores286476
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações77
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tse-fala-sobre-registro-civil-nacional-em-entrevista-para-o-fantastico/250669586

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)