Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Eleições 2016: votos serão transmitidos via satélite em mais de 1,2 mil localidades remotas

há 8 anos

Pode parecer estranho, mas, quanto mais longe dos grandes centros é a localidade, mais rápida é a totalização dos resultados. Isso porque, quando o assunto é eleição, são nos locais mais remotos do país que a Justiça Eleitoral investe mais em tecnologia. Nesses lugares, os dados das urnas eletrônicas para a totalização dos votos são transmitidos via satélite. Sem o uso dessa tecnologia, a totalização dos resultados levaria dias para ser concluída.

Nas eleições de outubro, a tecnologia alcançará 1.267 localidades remotas de municípios de 16 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima e Tocantins). Utilizada desde as eleições municipais de 2008, a transmissão via satélite é feita nas seções eleitorais instaladas em aldeias, terras e reservas indígenas, seringais, comunidades ribeirinhas, colônias, quilombos, assentamentos, zonas rurais e vilarejos isolados. Para se chegar a essas localidades, muitas vezes é necessário utilizar vários meios de transporte, tais como barco, voadeira, helicóptero, dentre outros.

Nessas localidades, no dia da eleição, os votos computados pela urna eletrônica serão enviados via satélite para o Tribunal Regional Eleitoral de cada estado. A partir daí os dados entrarão em uma rede de comunicação de uso restrito, não conectada à internet, e serão recebidos e totalizados. A Justiça Eleitoral então fará uma verificação dos dados e totalizará os resultados para então serem divulgados.

O estado com mais localidades que contarão com a transmissão de votos via satélite é o Amazonas, com 380 áreas. Na sequência, vem o Pará, com 337 localidades. Mato Grosso, com 90, Piauí, com 86, e Maranhão, com 90, aparecem em seguida. O estado com o menor número de regiões que contarão com a transmissão de dados via satélite é Pernambuco, com apenas duas.

JC/RC

  • Publicações14554
  • Seguidores286476
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações48
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleicoes-2016-votos-serao-transmitidos-via-satelite-em-mais-de-12-mil-localidades-remotas/390301110

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)