Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Comodidade: guia para pagamento de multa eleitoral já pode ser emitida pela internet

há 7 anos

Com o objetivo de dar maior comodidade ao eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou, através de seu portal na internet, a emissão de guia para pagamento de multa eleitoral. Com isso, eleitores de todo país poderão dar início, de maneira mais célere, a regularização de pendências com a Justiça Eleitoral. Para acessar o serviço, basta clicar na aba “Eleitor” e, em seguida, no link “Débitos do eleitor”.

Disponível desde o início deste ano, o serviço possibilita a emissão de Guias de Recolhimento da União (GRU) para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais. Antes de emitir os boletos, é preciso informar os dados que constam no cadastro eleitoral de cada pessoa.

Após emitir a GRU; o que pode ser feito de qualquer local, a exemplo de residência e trabalho; o eleitor deverá realizar o pagamento da pendência diretamente ao banco indicado. A Justiça Eleitoral alerta, no entanto, que a emissão e o pagamento do boleto não são suficientes para a quitação do débito no cadastro do eleitor, devendo o interessado apresentar o respectivo comprovante em cartório eleitoral.

A facilidade, conforme TSE, está no fato de o eleitor precisar comparecer apenas uma vez no cartório eleitoral. “Antes o cidadão precisava ir duas vezes a uma unidade da Justiça Eleitoral: uma para emitir o boleto e outra para levar o comprovante de pagamento e providenciar a regularização. Agora, com a emissão da GRU pela internet, é possível agilizar o atendimento nos cartórios quando o eleitor for realizar algum procedimento, como efetuar a revisão ou transferência de domicílio, ou reabilitar o título cancelado”, explica o secretário da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, Sergio Cardoso.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

  • Publicações14554
  • Seguidores286475
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7008
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comodidade-guia-para-pagamento-de-multa-eleitoral-ja-pode-ser-emitida-pela-internet/424317254

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como devo fazer para quitar minha multas eleitorais continuar lendo

pagar multa continuar lendo

como faço para pagar pela internet via aplicativo do meu banco? continuar lendo

Infelizmente em plena pandemia o governo manteve a restrição de pagamento apenas no Banco do Brasil. continuar lendo