Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TSE revoga prisão preventiva de vereador reeleito em Queimados (RJ)

    há 7 anos

    O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na sessão desta terça-feira (14), decisão liminar da ministra Luciana Lóssio para revogar a prisão preventiva decretada contra Adriano Morie, vereador reeleito em 2016 do município de Queimados, na baixada fluminense (RJ). A medida, no entanto, fixa medidas cautelares ao vereador. A decisão foi unânime.

    Adriano Morie teve a revogação da prisão preventiva negada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), que foi decretada pelo juiz de primeira instância por fraude eleitoral. Na denúncia contra ele consta que foram apreendidos 90 documentos de identidade e 60 títulos de eleitor, além de comprovantes de votação de terceiros, supostamente falsos, utilizados com o fim especifico do previsto no artigo 309 do Código Eleitoral (votar ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outro).

    O tribunal regional considerou irretocável a conclusão do juiz de primeira instância de que Adriano Morie estaria diretamente ligado à associação criminosa em seu favor. E que o comportamento dos demais réus de exercer o ato de votar em nome do vereador não poderia ter sido criado e executado à sua revelia e sem a participação do maior interessado e beneficiado.

    De acordo com a decisão da ministra Luciana Lóssio, a prisão preventiva de Adriano Morie está baseada em elementos genéricos. Sustentou que a prisão preventiva deve indicar “elementos concretos e factíveis que demonstrem o comprometimento da instrução criminal e do risco real à ordem pública sob pena de reconhecer-se a sua ilegalidade”.

    A ministra disse entender que, no caso, a prisão preventiva deve ser substituída pelas seguintes medidas cautelares: Proibição de manter contato com todas as testemunhas, por qualquer meio; Obrigação de comparecimento a todos os atos do processo, sempre que intimado; Não alterar o endereço sem prévia comunicação ao juízo e não se ausentar do município, por mais de três dias, sem comunicação prévia.

    BB/FP

    Processo relacionado: RHC 41405

    • Publicações14554
    • Seguidores286476
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações166
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tse-revoga-prisao-preventiva-de-vereador-reeleito-em-queimados-rj/430830612

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)